quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mulher do Milho


Mitologia
Os aborígenes e os povos do pueblo (aldeias de índios do Arizona e do Novo México, construídas das pedras e adobe) - os Arikara, Pawnee, Cheyenne, Mandan, Hidatsu, Abnaki, Cherokee e Huron - vêem o milho como uma Deusa. A Mulher do Milho reúne as figuras da Mãe do Milho, da Donzela do Milho e da Mulher Amarela. Todas elas se relacionam com o milho como um ser sagrado que se entrega ao seu povo para sustentá-lo e nutri-lo. O Deus criador dos arikara, nesaru, criou a Mãe do Milho a partir de uma espiga de milho que cresceu no céu. A Mãe do Milho então veio à Terra e ensinou ao povo como honrar as divindades e plantar o milho.
Significado da carta
A Mulher do Milho traz seu amor por você na forma de alimento, dizendo que está na hora de você se alimentar. Comer é um ato sagrado. Algo vive morre e você o come, seja caçando, matando os animais com as próprias mãos, seja comprando vegetais no permercado. parte do fato de ser humano significa provocar mortepara viver. Tratar o ato de comer como uma pequena tarefa, como algo a ser temido ou evitado é denegrir a dádiva de amor da Mulher do Milho e das plantas e animais.
Você tem medo da comida?O mero fato de olhar para ela faz você sentir que está ganhando peso? Você está ocupado demais, cansada demais, envolvida demais com coisas mais importantes do que alimentar-se? Você alimenta os outros mas não se alimenta? Tem um relacionamento ambivalente, de amor e de ódio com a comida? A Mulher do Milho diz que comer é um dos atos mais básicos da nutrição e que o caminho da totalidade está em estabelecer um relacionamento correto com os alimentos.

2 comentários:

Unknown disse...

Marta! Adoro esse povo vermelho...em especial dos que viviam nos grandes lagos ( entre Canadá e o Estado de Nova Iorque, mas também, os que se espalhavam por todas as terras da América do Norte). Eles têm uma sabedoria empírica que me comove e me ensina D+! Me identifico verdadeiramente com eles...seus costumes...suas crencas...seus rituais...Obrigada por postar algo tão interessante sobre essa cultura rica D+ e que se perpetua através dos tempos...pela sabedoria que contêm. Bjão, amiga e, + 1 X, parabéns pela pessoa que és! ^~^

Unknown disse...

Colaborando um pouquinho :
JURAMENTO DE UM INICIADO

"Que os meus olhos vejam apenas a perfeicão!
Que os meus ouvidos oucam apenas a perfeicão!
Que os meus lábios pronunciem apenas a perfeicão!
Que minhas mãos apenas abencoem e curem!
Que os meus pés sejam o Mensageiro do Bem!"