segunda-feira, 15 de março de 2010

Calendário Maia

O calendário maia é um sistema de calendários e almanaques distintos, usados pela civilização maiada Mesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos daGuatemala.

Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, suas combinações dando origem a ciclos adicionais mais extensos. Os fundamentos dos calendários maias baseiam-se em um sistema que era de uso comum na região, datando pelo menos do século VI a.C.. Tem muitos aspectos em comum com calendários empregados por outras civilizações mesoamericanas anteriores, como os zapotecas eolmecas, e algumas civilizações suas contemporâneas ou posteriores, como o dos mixtecas e o dosastecas. Apesar de o calendário mesoamericano não ter sido criado pelos maias, as extensões e refinamentos por eles efetuados foram os mais sofisticados. Junto com os dos astecas, os calendários maias são os melhor documentados e compreendidos.

Pela tradição da mitologia maia, como está documentado nos registros colonais iucatecas e reconstruído de inscrições do Clássico Tardio e Pós-clássico, a deidade Itzamna é frequentemente creditada como tendo levado o conhecimento do sistema de calendários aos maias ancestrais, junto com a escrita em geral e outros aspectos fundacionais da cultura maia.

Acesso o site e confira o Calendário: http://calendariodapaz.com.br/index.php
Organizado por Vandir Natal Casagrande

Nenhum comentário: