domingo, 30 de dezembro de 2012

Desperte os chacras que existem em você

Quando funcionam de forma harmoniosa, os sete centros energéticos distribuídos ao longo do nosso corpo garantem saúde física, emocional, mental e espiritual. Descubra as características associadas a cada um e o que você pode fazer para que eles trabalhem com força total.

Armazenar e espalhar a energia vital dos pés à cabeça.

De acordo com a filosofia hindu, essa é a nobre função dos sete chacras — que significam rodas, em sânscrito. “Alinhados entre a base da coluna e o alto da cabeça, eles ficam em áreas de convergência dos mais de 70 mil nadís, filamentos que pertencem ao corpo sutil e que transportam energia assim como as veias e artérias do corpo físico fazem com o sangue”, explica o médico César Deveza, da Clínica Yoga, Ayurveda e Meditação em Saúde, especializado em homeopatia e ayurveda, de São Paulo.
Para nos manter equilibrados, os chacras captam e transformam a força vital do céu e da terra (chamada pelos indianos de prana), e a repassam aos corpos físico, mental e espiritual por meio dos nadís. “A pleno vapor, esses pequenos redemoinhos coloridos giram no mesmo sentido e nos ajudam a viver bem do ponto de vista físico, mental e espiritual”, completa Márua Roseni Pacce, fundadora do Núcleo de Yoga Ganesha, de São Paulo.
O problema é que eles nem sempre trabalham de modo eficiente e, nesses casos, podem contribuir para o surgimento de problemas emocionais e até de doenças. “Alimentação inadequada, estresse, sedentarismo, pensamentos negativos e conflitos pessoais estão entre os fatores que podem desarmonizar esses pontos luminosos”, explica a médica Maísa Misiara, da Clínica Cítara Saúde Ayurveda, de São Paulo.
A boa notícia é que é possível harmonizá-los por meio da prática da ioga, da meditação, de exercícios respiratórios (pranayamas), entre outras atividades. “Vale lembrar que nenhuma delas funciona se você não concentrar o pensamento nos pontos específicos”, orienta Márua Pacce. Outro lembrete importante: o ideal é fazer os ásanas, as meditações e os pranayamas sob a orientação de um especialista. Descubra a seguir quais são as características relacionadas a cada um dos chacras principais e saiba como é possível ativar esses centros de energia.



Fonte: Revista Bons Fluidos



Entrem, façam contato com o conhecimento de seus chakras

Nenhum comentário: