domingo, 19 de setembro de 2010

Ix Chel


Mitologia
Ix Chel foi adorada pelos Maias da pnínsula do Yucatã, em Cozumel, sua ilha sagrada. A Deusa da Lua e da Serpente ajuda a assegurar a fertilidade pelo fato de segurar o vaso do útero sagrado de cabeça para baixo, de modo que as águas da criação possam estar sempre jorrando. Ix Chel, portanto, preside a tecelagem, a magia, a saúde e a cura, a sexualidade, a água e o nascimento dos filhos. A libelula é seu animal especial. Quando ela quase foi morta pelo avô por tornar-se amante do Sol, a libélula cantou sobre ela até que se recuperasse.
Significado da carta
Ix Chel teceu a si mesma na sua vida para lhe dizer que está na hora de expressar a criatividade. É hora d atiçar o fogo, de deixar fluir sua energia criativa. Crie! Seja ousada! Mas também seja responsável e consciente, quer suas criações sejam obra de arte da carne (filhos). A criatividade alimenta, costura os rasgos feitos em nossa vitalidade, cura. Ela é nosso direito por nascença e o sangue da nossa vida. ela nos faz saudáveis e felizes. Nós, mulheres, temos a capacidade de criar: nós damos à luz. Portanto, encotnre tempo, crie um tempo, descubra o tempo de ser criativa. Bate este tambor, use aquelas tintas, faça essa cerâmica, calce as sapatilhas de dança, escreva aqueles romances, explore sua sexualidade, alegre-se com a prórpia criatividade. Crie da maneira que achar mais apropriada para você. Não deixe que nada a detenha.
Você se sente bloqueada na sua criatividade porque não se considera tão boa quanto os outros? Seus filhos, seu parceiro, sua familia, seu emprego a impedem de ser criativa? Pare de usar a criatividade para descobrir razões para não criar. Ix Chel diz que a totalidade é alimentada quando você se abre à criatividade e a vive.

Nenhum comentário: