sábado, 26 de junho de 2010

Cerridwen

Para os galeses, Cerridwen é uma Deusa tríplice - donzela, mãe e mulher idosa - cujo animal totêmico é uma porca branca. Ela se relaciona com a Lua, a inspiração, a poesia, a profecia, a mudança de forma e a vida e a morte. Cerridwen teve dois filhos. Um era belo, outro, feio. Como queria que o rapaz feio tivesse algo de seu, ela fez para ele uma porção mágica. Demorou um ano e um dia para terminar a poção, que se destinava torná-lo inspirado e brilhante. Ela ordenou que Gwion, seu assistente tomasse conta da poção e o advertiu para não bebê-la. Acidentalmente, algumas gotas da opção espirraram na mãe de Gwion, e ele levou a mão na boca. Instantaneamente ele sabia tudo, até mesmo que Cerridwen tentaria matá-lo. Ele fugiu e ela foi atrás dele. Depois de muitas mudanças de forma, Gwion foi engolido por Cerridwen, que deu à luz nove meses depois.

Significado da carta:
A aparição de Cerridwen na sua vida anuncia um tempo de morte e renascimento. Algo está morrendo e é preciso deixar que se vá para que algo novo possa nascer. Conhecemos essa dança de morte e renascimento da Terra como as estações do ano. A matéria não pode ser criada ou destruída, mas passa por transformações. O mesmo acontece conosco. Para viver na plenitude e com totalidade é preciso que aceitemos a vida como ela é, o que inclui a morte e o renascimento.
Talvez você tenha chegado ao final de um ciclo, de um relacionamento, de um emprego, e esteja com medo de deixá-los ir embora. Ou sente que está morrendo, quando apenas uma parte de você tem que dar lugar ao novo. Talvez a idéia de que existe morte e apenas morte seja dolorosa demais para você aceitar. O fato de vivermos em determinada cultura privou a maioria de nós do caminho de morte e renascimento da Deusa. A totalidade é alimentada quando ficamos concientes de que cada passo no caminho da vida também é um passo à morte e ao renascimento. A totalidade é conquistada quando cosneguimos dizer sim e dançar com a morte e o renascimento. Cerridwen diz que você sempre receberá de volta o que der a ela. Isso será mudado, transformado, mas você o terá de volta.

Nenhum comentário: