sábado, 12 de setembro de 2009

Helena Blawatsky por Carla Volkart


"Estava escrito nas estrelas..." que eu deveria apresentar HELENA BLAWATSKY para este público seleto que frui a vida curiosa, elegante e vivaz através deste blog, inclusive. Então que, na qualidade de apaixonada, pois que não formalmente credenciada, revelo a vocês que Madame Blawatsky foi nada mais nada menos que o fundamento intelectual e vivencial daquilo que hoje chamamos de TEOSOFIA.
E Teosofia significa "O conjunto de doutrinas religioso-filosóficas que têm por objeto a união do homem com a divindade, mediante a elevação progressiva do espírito até a iluminação."

Conta a história que Mme Blawatsky nasceu na Rússia numa família culta e com algum destaque na sua comunidade (séc. XIX). Mas sempre foi considerada um tanto quanto estranha desde que nasceu. Quando foi batisada na igreja, uma vela acesa caiu, ateou fogo na roupa do padre e,..., daí prá frente gerou um grande incêndio. As pessoas mais simples já viram aí que a criança não teria vindo prá pouca coisa. Depois disso, na infância, parece ter sido temperamental. Certa vez um menino implicou com ela, ela se enfureceu e pragejou que demônios viriam assolá-lo! O garoto apavorou-se,..., saiu correndo, caiu num rio e morreu afogado. Well, eu não brincaria com ela! Quando já adolescente os pais decidiram casá-la com um partido bem mais velho. Não deu outra: ela casou e fugiu! O marido furioso saiu no seu encalço pela região, mas ela conseguiu escapar, e dar início a sua grande história teosófica. Em especial passou muito tempo na Índia, aprendendo com os sábios tudo aquilo que pudesse saciar sua busca por sabedoria e fundamentasse as revelações que no futuro faria. Tudo isto ocorreu no século XIX, em pleno iluminismo cartesiano ocidental. Tempo em que a ciência exata e fruto da investigação-experimentação ocupava todos os espaços do saber. Mas também tempo em que surgia o "espiritismo" enquanto doutrina e revelação, talvez a única frente que ao menos concordava com alguns aspectos do que ela afirmava, em especial quando tratava de experiências místicas com espíritos. Sua Teosofia, porém, transcendeu aos próprios espiritistas querendo-se mais verdadeira ainda.

Mme Blawatsky viajava muito, da Índia prá Inglaterra, prô Egito, para os Estados Unidos, acho que França e outros países eruditos da Europa também.. E neste vai e vem, muitas vezes perseguida por frentes orientais que não queriam que ela divulgasse os conhecimentos adquiridos no oriente,..., para o ocidente, ela montou finalmente um jornal irreverente intitulado LÚCIFER e lançou na Inglaterra. O que, é claro, gerou super polêmica na comunidade burguesa convencional. E aproveita prá debochar da ignorância burguesa explicando a origem do termo "lúcifer" e o quanto nada tem a ver com o "demônio católico", mas sim com a estrela matutina. Depois disso encontrou um grande seguidor e parceiro e, juntos foram viver nos Estados Unidos onde fundaram e estabeleceram as diretrizes daquilo que hoje é cultivado como TEOSOFIA, cuja central agora é na Índia.

Mas o quê afirmava Blawatsky prá ter causado tanta polêmica e desconforto, a ponto de muitos considerá-la uma verdadeira charlatã...inclusive??!! Ela afirmava que: "A ÚNICA RELIGIÃO É A VERDADE!" E a partir desta máxima, foi capaz de abordar todas as religiões, na sua essência, e provar que todas provêm de elementos muito básicos, fortes, contundentes e comuns cuja origem é a antiquésima paixão, curiosidade e interesse pelo estudos dos...ASTROS E SUA MOVIMENTAÇÃO NO UNIVERSO DO QUAL FAZEMOS PARTE. Isto desde os tempos mais remotos até hoje. Os egípcios teriam sido grandiosos propulsores deste estudo, mas os maias (dedução minha) também. E os indianos? Muito mais que isso, exercitavam poderes cujas origens são a própria cosmologia e compreensão do universo. RESPIRAÇÃO acima de tudo, e mentalização ampla, possível e eficaz como diretriz para realizações de plenitude e tantas outras consideradas por nós "mágicas". Levitação, transformação de matérias, pesos e volumes, recepção de mensagens de mahatmas, viagens astrais verdadeiras, etc,etc,etc.

Daí que, Blawatsky escreveu o livro famoso intitulado DOUTRINA SECRETA. Afirmou, no entanto, que tudo que ali escrevera estava sendo "transmitido" por um "mahatma" que há muito era o seu guia espiritual. Depois escreveu mais textos e deu muitas palestras, quando por fim escreveu ISIS SEM VÉU, sua obra prima, também transmitida pelo seu "mahatma". Este livro eu estou lendo, e afirmo que é bastante complexo, digno de ser lido várias vezes. Em suma ela levanta muitas questões científicas em voga na época e que já antes de Platão vinham sendo investigadas sistematicamente, criticando ela a FORMA preconceituosa dos cientistas avaliarem aquilo que é verdade (em especial muitos acontecimentos estranhos que envolvem forças estranhas e mesmo "espíritos" invisíveis) pois que realmente acontece, mesmo que não possa ser "metrificado" como a maioria dos cientistas sempre deseja. É um livro que aborda uma quantidade fantástica de teses e autores-cientistas e que, de acordo com um erudito que estudou a fundo sua obra, seria humanamente impossível alguém ter lido, compreendido e críticado tão fundamentadamente mais de 1000 cientistas e pensadores, como Blawatsky fez na sua obra.

A Teosofia foi implantada enfim. Dela derivaram muitos pensadores do início do século XX. Alestey Crowley, Fernando Pessoa, Raul Seixas (adepto de Crowley e a Lei de Thelema), Rudolf Steiner (antroposofia), e quase com certeza os Rosa Cruzes, Reich, e toda uma frente de artistas e intelectuais modernistas que permearam a primeira e segunda guerra mundial. Na minha ótica ela conseguiu fazer a ponte intelectiva e libertária entre oriente e ocidente, e foi a partir daí que os novos eruditos tomaram rumo para todas revoluções teórico-práticas que ao menos nosso Ocidente conheceu no século XX.

Eu fico por aqui na minha apresentação. Acredito que o interesse pelas verdades e cultivos esotéricos que tanto amamos não podem, de forma alguma, desconhecer esta verdade viva enquanto bem vivida que foi e sempre é Helena Blawatsky. E o melhor caminho prá conhecer e se identificar (ou não) com a noção completa de universo energético ou cósmico que ela trouxe, é mesmo pesquisando sua pessoa e lendo seus livros, de preferência sem intermediações. Depois é se juntar e continuar vivenciando já que..."estava escrito nas estrelas....!!!!!" Yours...Carla Volkart

Nenhum comentário: